Blog

Não afie demais o seu machado...

Você já deve ter ouvido falar na história do machado. Não ?

Um jovem lenhador desafiou o seu velho Mestre sobre quem teria mais domínio e habilidade no uso do machado. Entre uma árvore e outra que o jovem derrubava, ele olhava para o Mestre, a uma certa distância, mas na maior parte das vezes o via sentado. Contudo, no final do dia viu-se que o velho Mestre tinha cortado muito mais árvores que o jovem.

- Mas como é que pode? – surpreendeu-se. Quase todas as vezes em que olhei, você estava descansando!

- Não, meu filho, eu não estava descansando. Eu estava afiando o machado. Foi por isso que você perdeu a competição.

Essa história mostra a necessidade de planejamento e treino. Contudo, hoje gostaria de falar das pessoas que passam o tempo todo afiando o machado. Esse também é um grande erro. Muitas pessoas ficam se preparando, se preparando e nunca fazem provas de concurso. Provas reais! É o que eu chama de "donzelo dos concursos". Esse cara nunca perdeu em nenhum concurso, mas também nunca fez nenhum. Planeje, estude e FAÇA CONCURSOS!

Muita gente evita fazer provas com medo do fracasso. Isso é grande erro. Você deve fazer provas, perder faz parte. Ao fazer provas reais, além de testar seu conhecimento e descobrir onde estão suas lacunas, você treinará a execução em si. O que fazer no dia da prova. Fazer simulados ajuda, mas nunca será como fazer um prova real. Por isso, meu conselho é que você não fique afiando o machado demais. Parta para execução e aprenda com seus erros, depois volta para afiar seu machado novamente. Esse processo iterativo, levará você a perfeição.

Bons Estudos!

Grande Abraço!

comments powered by Disqus